Mesmo os voos solitários chegam em algum lugar. Façamos de nosso Pais a Terra que sempre sonhamos viver...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

SANGUE FARROUPILHA

Na época da Monarquia, o Governo era Centralizador. Provinicias não tinham direitos. Não podiam nem eleger seus Governantes.
No Rio Grande do Sul, grandes estancieiros, produtores de Charque, base da Economia Local, exigiam igualdade e também o fim da escravidão negra.
Monarquistas, em represália, criaram um Imposto sobre a carne gaúcha. O produto ficou mais caro que o produzido no Uruguai e perdeu Mercado.
Bento Gonçalves, o grande líder do Povo do Sul na época, avisou ao Rei:
- Se não formos tratados como brasileiros, não teremos outra alternativa, a não ser a de criarmos nossa própria República.
Não o levaram a sério e em 20 de Setembro de 1835 deu-se início a uma Sangrenta Revolução. Conflito que durou 10 anos e deixou as Tropas do Sul em Farrapos - A REVOLUÇÃO FARROUPILHA.
A consequência imediata foi o surgimento da República Piratini. Consequência, não causa.
O Rio Grande foi dizimado, mas o Gaúcho não se rendeu.
A "peleia" terminou com um Tratado, articulado por Duque de Caxias. Nele ficou registrado.
O Rio Grande conseguiu a Igualdade tão desejada.
Infelizmente os Negros não ganharam a Liberdade. Mas ficou gravada a primeira demonstração abolicionista oficial, na História do Brasil

Estamos na Semana Farroupilha. Momento de se homenagear ao bravos que sucumbiram no conflito e fazer renascer a certeza.

"O Gaúcho é brasileiro e se orgulha de ser. Ama o seu País e jamais desejou se separar. Mas se tiver que pegar em armas para defender os direitos e a liberdade de seu Povo, tenham certeza que o fará.

Porto Alegre
" Sirvam nossas façanhas, de modelo à toda Terra "

LEIA FELIZ NATAL EM AGOSTO e conheça mais sobre a maravilhosa História do Povo Gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário