Mesmo os voos solitários chegam em algum lugar. Façamos de nosso Pais a Terra que sempre sonhamos viver...

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Teori x Cunha


Da mesma forma que Presidente da Câmara não pode usar cargo pra interesses pessoais, Juiz do Supremo não deveria ter a prerrogativa, pra interesses Políticos
Teori vem se notabilizando em decisões políticas, no exercício da relatoria da Lava Jato. Suas decisões vem sempre de encontro aos interesses de Lula e contra desafetos do PT.
Liminar acatando ação cautelar da Procuradoria, afastando Eduardo Cunha,  vem como inédita e traz riscos futuros.
Evidente que Cunha já estava com sobrevida. Brincou e abusou de usar seu mandato, mas abre precedente perigoso.


A pergunta que fica é:
O Supremo tem Poder para afastar Deputado Federal, independente de ser o Presidente da Casa ou não  ou é função única exclusiva do Plenário da Câmara.
Convivemos com tensão e divisor de águas, percebendo estar o STF se outorgando Poderes, que desestabiliza harmonia entre Poderes.
Teori agora se colocou na Berlinda. Existem ações de Jannot contra Lula & Cia, devidamente engavetadas por ele, Marco Aurélio e Lewandovski, tropa de choque do PT no Supremo. Se partiu para a linha rigor, terá de nela continuar e devolver Lula para Curitiba.
Ainda há chance de reversão, principalmente em se tratando de Cunha. Apesar de toda a soberania do Supremo, creio que muita gente pode sair arranhada e o Trio de Ferro petista deve botar barbas de molho.
Conhecendo a competência de Teori, acredito ter sido sua decisão pautada em embasamento técnico perfeito, mas mesmo assim há riscos de reações futuras, capazes de desestabilizar a legislação penal do País. .
Talvez não no caso de Cunha. Já estava pela Bola 7 e sabia. Poucos sairão em sua defesa, mas determinar suspensão de exercício de função pública de um parlamentar, abre precedente pesado.
Daqui a pouco, imunidade e decisões judiciais estarão se contrapondo.
Duro será aguentar o PT usando discurso de vitimização, colocando o fim da Era Cunha, como atestado de mais uma prova de ter havido "Golpe".. .

Se Presidente do País cai. Se Presidente da Câmara cai. Eles que não abusem da sorte.
O País virou um Circo.
Leis criadas por quem legisla em causa própria, tornaram decisões jurídicas em defensoras de legalidade, embasadas em a quem interessar possa.

VOU ALI VOMITAR E JÁ VOLTO
Coisas de um País que virou uma coisa.
E Assim o Mundo Gira e o brasil se Afunda.

Um comentário:

  1. O que estranhei é que "cassaram" o Cunha e sequer deram a ele um dia para exercer seu sagrado DIREITO À DEFESA, que até os "serial killers" têm!!! É bem verdade que tentaram tergiversar, dizendo que não é cassação, só afastamento, mas, na prática, é cassação mesmo, pois o cara foi definitivamente afastado de seu mandato, outorgado pelo povo!!!

    ResponderExcluir